O comando do Exército Brasileiro envia logo no início de 2024 mais um oficial superior para realização de um curso de altíssimo prestígio na Republica Popular da China. A política externa dos militares brasileiros ao longo dos últimos anos tem sido ajustada de forma que os militares realizem também cursos em países com os quais o Brasil ainda não possui históricos vínculos militares.
A China atualmente é o maior parceiro comercial do Brasil e a relutância dos generais brasileiros em estabelecer laços de amizade e maior aproximação chegou a ser criticada com ênfase no início do governo Lula. Entretanto, ao longo dos últimso anos alguns oficiais superiores já tem realizado cursos de Altos Estudos militares no país.
A portaria de designação a que a Revista Sociedade Militar teve acesso (PORTARIA – C Ex Nº 1.254, DE 24 DE AGOSTO DE 2023), corrigida por conta de um erro de data, foi assinada por um general de exército e publicada no boletim de 22 de dezembro. O documento oficial estabelece que o tenente coronel (QMB) Marcelo Vanni deve se apresentar no International College of Defense Studies of National Defense University, na cidade de Beijing, na República Popular da China, antes da 1ª quinzena de fevereiro de 2024.
Promover as políticas da China
Textos de Especialistas em geopolítica levam à compreensão de que a iniciativa chinesa de manter uma instituição de ensino militar que recebe oficiais de todo o mundo é ligada aos projetos do Departamento Central de Propaganda do Partido Comunista Chinês. o International College of Defense Studies oficialmente é destinado a “fornecer treinamento militar profissional avançado internacional e realizar intercâmbios relacionados à defesa”. Mas, poderia estar sendo utilizado de forma sutil “para promover as políticas da China a nível internacional, e “como (talvez mais importante) como uma ferramenta para sinalizar para o público interno a aceitação internacional das ideias e políticas de Xi (Jinping)”

No dia 27 de Julho, o Colégio Internacional de Defesa da Universidade de Defesa Nacional realizou o evento "Estudos e Intercâmbio de Experiências sobre o Terceiro Volume de "Xi Jinping: A Governança da China"". As atividades de aprendizagem e intercâmbio foram organizadas por Cai Jinsong, vice-presidente da Academia Internacional de Defesa, e 50 líderes chineses e estrangeiros de 29 países formaram ainda um consenso sobre "Um Cinturão, Uma Rota" e na construção conjunta de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
O relatório diz-nos que 50 “oficiais militares de alto nível” da China e 29 países estrangeiros se reuniram para a mesa redonda, a fim de “aprofundar a sua compreensão e familiaridade com o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para a Nova Era”
Seis meses de curso
O curso de Segurança Militar Nacional e Comando terá duração aproximada de seis meses e será realizado integralmente em território chinês. “ … para frequentar o Curso de Segurança Militar Nacional e Comando (Atv PCENA V24-149), a ser realizado no International College of Defense Studies of National Defense University, na cidade de Beijing, na República Popular da China, com início previsto para a 2ª quinzena de fevereiro de 2024 e duração aproximada de seis meses, ONDE SE LÊ: “…com início previsto para a 2ª quinzena de fevereiro de 2024…”, LEIA-SE: “…com início previsto para a 1ª quinzena de fevereiro de 2024…”
>> Robson Augusto – Revista Sociedade Militar